[Entrevista] Timo Kotipelto (Stratovarius) fala sobre Blackoustic, projeto com Jani Liimatainen (ex-Sonata Arctica), que fará shows no Brasil
A dupla Jani Allan Kristian Liimatainen e Timo Antero Kotipelto ganhou, cada um em seu canto, notoriedade com as bandas Sonata Arctica e Stratovarius, respectivamente. O guitarrista Jani Liimatainen saiu do grupo em 2007, e hoje encabeça o Cain’s Offering. O vocalista Timo Kotipelto entrou no Stratovarius em meados dos anos 90, onde permanece até então. Ele também é o frontman do Cain’s Offering.
Jani e Timo se juntaram agora para um projeto que se distancia das grandes plateias e das guitarras velozes e ultramelodiosas. Com o Blackoustic, a dupla faz releituras de canções de suas carreiras em formato acústico, com violão e voz. A turnê se tornou um grande sucesso, devido a procura maciça por ingressos na América Central e do Sul. A turnê toda é da Dynamo Prod. Os shows no Brasil acontecem entre dias 18 e 21 de Abril, respectivamente no Rio de Janeiro, São Paulo, Limeira e Porto Alegre. Confira as informações do show de Porto Alegre clicando aqui.
Confira nossa entrevista com Kotipelto, que fala sobre o Blackoustic, os shows no Brasil, e também sobre o Stratovarius.
entrevista conduzida por Kenia Cordeiro
pauta por Arianne Cordeiro e Clovis Roman
tradução por Clovis Roman
Quais as principais diferenças que você nota entre shows convencionais de Metal, com uma banda completa, e uma apresentação acústica?
Timo Kotipelto: E um show acústico, a plateia está bem mais próxima a banda, e claro que quando há apenas duas vozes e um violão, isto faz uma grande diferença. De certa forma, é um espetáculo mais delicado, já que poucos instrumentos são usados. Mas também não é tão distante de um show com banda, especialmente quando as pessoas estão cantando as músicas junto com a gente. Certamente é algo especial e imperdível.
A atual turnê latino-americana é bastante extensa, mas tem poucos shows no Brasil (4). Vocês pensam em voltar para uma segunda parte desta turnê, incluindo mais cidades do nosso país no roteiro?
Kotipelto: Acho que nosso promotor está surpreso com quanto interesse houve, em diferentes países, com nosso show. Inicialmente eu estava esperando fechar três semanas de turnê, mas de repente se tornou seis semanas! Nós adoraríamos fazer mais shows pelo país, mas não poderemos fazer mais desta vez porque temos shows agendados na Finlândia logo após os do Brasil. Na próxima [teremos] mais datas no Brasil.
O repertório no Brasil terá mudanças em relação ao que vem sendo apresentado na Europa?
Kotipelto: Estamos planejando mudar algumas músicas do setlist, para tocar mais sons especiais, mais Stratovarius e algumas do Cain’s Offering. Acho que as pessoas conhecem estas. Algumas vezes, na Finlândia, temos tocado mais covers, mas no Brasil queremos apresentar o que achamos que as pessoas adorariam ouvir da gente.
Já faz um tempo que vocês lançaram o álbum Blackoustic. Vocês vem conversando sobre gravar um novo disco, com faixas inéditas?
Kotipelto: Houve algumas conversas sobre isto. Vamos ver quando for o momento certo. Seria legal ter uma ou duas músicas novas, compostas especialmente para o álbum, também. Não este ano, mas quem sabe ano que vem.
Quais são as suas músicas favoritas para tocar ao vivo?
Kotipelto: São tantas! Algumas covers são legais, mas nós realmente gostamos mesmo de tocar algumas coisas do Stratovarius, que nas versões acústicas são um pouco mais ‘artísticas’.
Há alguma música que você sempre quis tocar ao vivo mas nunca teve a chance de fazê-lo?
Kotipelto: Nós tentamos muitas músicas, mas nem todas é possível tocar com apenas um violão. Eventualmente, por outro lado, nós achamos músicas que surpreendentemente funcionam muito bem em uma versão acústica.
Timo, há planos para um novo álbum do Stratovarius este ano?
Kotipelto: Estamos compondo neste momento. Claro que vai atrasar um pouco, pois estou estou nessa grande turnê. Mas nós devemos começar a gravar o novo material nos próximos meses. Espero que seja lançado no começo do ano que vem.
Existem chances de vocês lançarem um disco ao vivo e/ou DVD do Blackoustic?
Kotipelto: Eu adoraria gravar um DVD ao vivo, mas se rolar, será algo que vai depender da gravadora. De qualquer maneira, vamos gravar algumas coisas e ver depois.
E em relação ao sucessor do Stormcrow, do Cain’s Offering’s?
Kotipelto: O Jani provavelmente já deve ter algumas ideias para o próximo álbum. Ele está muito ocupado, com um monte de projetos. Nós poderíamos começar a gravar alguma coisa apenas no próximo ano.
Muito obrigado pela entrevista. Para finalizarmos, deixe uma mensagem aos fãs brasileiros.
Kotipelto: Kenia, muito obrigado. Eu sempre amei os shows no Brasil com o Stratovarius, e também com minha própria banda, o Kotipelto. Agora estou ansioso para estes shows acústicos. Venham nos ver e vamos ter uma noite especial juntos!