Descanse em paz, Pit Passarel!

Fotos do show https://www.facebook.com/media/set/?set=a.447676565272408&type=3

Vídeo oficial do show https://www.youtube.com/watch?v=Yl64vDDKqPg

 

Notícia triste nesta sexta-feira, com a passagem de Pit Passarel, baixista e principal compositor do VIPER, uma das bandas seminais e de maior importância no heavy metal brasileiro. Viper foi também a primeira banda de Andre Matos e que contou com hinos do som pesado como ‘Living for the Night’, ‘A Cry from the Edge’ e ‘Rebel Maniac’.

O ano era 2012 quando o Viper resolveu retornar para alguns shows de sua formação “quase” original, digo quase pois faltou Yves Passarel, irmão de Pit, que tinha agenda comprometida com o Capital Inicial. Em seu lugar foi recrutado Hugo Mariutti (Shaman) pra guitarra e se somou aos integrantes originais Andre Matos (voz), Pit Passarel (baixo), Felipe Machado (guitarra) e Guilherme Martin (que não era da primeira formação, mas já havia tocado com a banda).

Tivemos o prazer de realizar um destes shows no Teatro CIEE em Porto Alegre onde a banda apresentava na íntegra os álbuns da fase com maestro Andre: Theater of Fate e Soldiers of Sunrise. Os ingressos se esgotaram pouco depois de abrirmos as portas da casa e o show foi catártico.

Já era a terceira ou quarta vez que eu trabalhava com o Andre, mas com o Pit era a primeira (e única) vez. Me recordo de estar aguardando no aeroporto a chegada deles junto com o Serginho Caldas (que era responsável pela logística dos shows) quando sai no saguão um ser meio estranho, se esgueirando e fazendo gestos confusos, com uma revista na cara, chega na nossa frente e diz: Oi! Prazer! sou Pit Passarel!

Durante o show a catarse era tanta e Pit estava tão absorto com o clima do show que por vezes esquecia de tocar o seu baixo! Num destes momentos eu acompanhava o show por trás das cortinas e ele veio em minha direção ao final de uma música segurando o baixo apontando pra mim, achei que ele iria pedir pra eu segurar enquanto ele se ajeitava mas ele falou “vai lá, toca essa lá!”….eu apenas ri e óbvio não aceitei o ótimo convite a fazer parte daquele momento, pelo motivo principal: eu não sei tocar baixo.

Ao final do show, porém, Andre veio até a mim na música Rebel Maniac (última da noite) e me puxou pra cantar junto e convocou o pessoal do Scelerata (que abriu o show) e mais alguns amigos pra subirmos no palco e celebrarmos aquele momento com eles. Memórias de como um show de rock and roll deve ser: simples, leve e com extrema alegria. Ainda pude dar um último abraço nele no Angra Fest ano passado no Araújo Vianna. Descanse em paz Pit!

 

Fotos do show https://www.facebook.com/media/set/?set=a.447676565272408&type=3

Vídeo oficial do show https://www.youtube.com/watch?v=Yl64vDDKqPg

 

Ricardo Finocchiaro

Proprietário Abstratti Produtora

 

 

Veja também